Reflita

Responsabilidade

19:56,0 Comments


Determinismo Revisitado

“Fui ao meu psiquiatra – para ser psicanalisado
Esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei ambos os olhos do meu amor.
Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir
E eis o que ele pescou do meu subconsciente:
Quando eu tinha um ano mamãe trancou minha bonequinha num baú
E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada.
Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a empregada
E por isso agora sofro de cleptomania
Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos
E é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!
Agora estou tão feliz por ter aprendido essas lições que me foram ensinadas
De que tudo o que eu faço de errado é culpa de alguém!
Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!”
(Autor desconhecido)


Um exemplo: há estudos que indicam que os alcoólicos são muito mais propensos a ter filhos alcoólicos. Será que temos liberdade de escolha?... E o alcoolismo é uma escolha? Ou é uma doença? ... Você realmente acha que faz sentido colocar a responsabilidade pela bebida em seu avô, pai ou mãe? Ou cabe a você escolher tomar aquele primeiro gole ou não? ...

A habilidade de escolher nossa resposta é uma das glórias do ser humano!



Nunca deixe de pensar nos princípios divinos em tudo o que há na sua vida!


"Decisões podem te levar para longe de Deus, mas nunca de seu alcance" (2 Timóteo 2:13) ... 

You Might Also Like

0 comentários: