Reflita

CHAMADOS PARA SERVIR

11:14,0 Comments

              

“Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso porque, com este povo, entrarás na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la. O Senhor é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas nem te atemorizes”. Deut. 31:7,8

A Bíblia tem nos mostrado de forma muito contundente que Deus, para o cumprimento dos seus propósitos eternos, tem delegado aos seus servos tarefas que, se cumpridas, resultarão no avanço da obra e, conseqüentemente, na plena realização daquilo que desde a eternidade Ele planejou para os seus filhos.
No caso do texto em tela, encontramos um propósito definido, um chamado específico, e, uma garantia indispensável, como elementos fundamentais na concretização do plano divino para o seu povo: tomar posse da benção que fora prometida à Abraão. O povo de Israel, na verdade, já tinha saído do Egito, estava caminhando pelo deserto, mas ainda não tinha chegado à terra prometida. Josué estava sendo chamado por Deus para dar prosseguimento àquilo que Ele queria realizar.
Claramente percebemos um propósito divino na palavra que foi proferida à Josué: fazer o povo hebreu entrar na terra que lhes pertencia por promessa. Isso nos mostra que o Senhor é aquele que quer garantir aos seus filhos a posse de bênçãos que Ele já destinou para eles. Ele não tirou o povo do Egito para fazê-los perecer no deserto. Deus sempre completa a obra que começou na vida de alguém. Há um propósito divino na nossa vida. Ele, apesar dos percalços está nos conduzindo, por essa razão todas as coisas cooperam para o nosso bem. O acaso nunca nos protegerá. Deus é o Senhor da história.
O Soberano Senhor, para o cumprimento dos seus planos, convoca aos eleitos, transformando-os em cooperadores seus. Josué foi chamado para uma tarefa específica assim como Isaías, Jeremias, Gideão, Jonas, Pedro, Mateus, Paulo, Timóteo e tantos outros cujos nomes estão na Bíblia. Deus tem chamado a mim e a você. Precisamos dar atenção a essa voz que fala ao nosso coração, tentar descobrir a nossa real vocação e glorificar ao Senhor com ela.
Por fim, ao convocar os seus servos para o serviço, Deus lhes faz as mais importantes e indispensáveis garantias de acompanhamento constante. Ele irá sempre à nossa frente, Ele nunca nos deixará e nem nos abandonará. A luta pode ser renhida, os desafios podem ser imensos, os adversários podem ser assustadores, mas a garantia do homem que foi chamado pelo Senhor é que ele nunca estará sozinho, Deus sempre o acompanhará, pois seu desejo é cumprir seus eternos propósitos em nossas vidas.

You Might Also Like

0 comentários: