Reflexão

A FELICIDADE E A RELAÇÃO COM DEUS

13:16,0 Comments

“Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado” Romanos 4:7,8
 
A busca da felicidade é mais do que um tema recorrente, discutido e anunciado aos “quatro ventos”, é uma das mais antigas buscas do ser humano. Todos querem ser felizes. Para muitos, custe o que custar, nem que para isso valores, princípios e normas de conduta e convivência sejam sacrificados. Nessa perspectiva, evidencia-se o comportamento narcísico, egocêntrico e socialmente patológico, uma vez que a verdadeira felicidade, embora nascendo na região mais íntima do ser, manifesta-se na relação harmônica dele com o seu semelhante. Ninguém é verdadeiramente feliz em cima da infelicidade do outro. Outros tantos se iludem associando o alcance da felicidade com o “ter” e não com o “ser”.
Na compreensão do apóstolo Paulo a felicidade está diretamente associada a relação do homem com Deus. É nessa mesma direção que vão as palavras de Jesus na parte do Sermão do Monte conhecida como “As Bem-Aventuranças” (Mateus 5:1-12). Fica muito patente que a felicidade não é importada de fora, mas, segundo Orlando Boyer, “nasce na alma de todos os verdadeiros filhos de Deus”. A palavra “bem-aventurado” significa feliz. É assim também que nos diz o salmista: “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos”. (Salmo 128:1).
A lógica bíblica é muito simples: a verdadeira felicidade está na razão direta da relação que temos com Deus e com sua Palavra, fora disso o que existe são momentos felizes, ou um estado d’alma determinado por circunstancias ou fatores externos, os quais não apresentam garantia de durabilidade.
A razão porque a felicidade está associada ao perdão das iniqüidades e pecados é porque estas tem o terrível poder de afastar o homem de Deus. O pecado corrói a comunhão do homem com o seu Criador, impedindo-o de desfrutar das suas bênçãos e da alegria da Sua presença.
Ter os pecados perdoados pelo Senhor é ter sido afetado por sua infinita graça, é ter sido envolvido por seu indescritível amor e por seu incalculável poder. É saber que sua conta foi paga. É poder levantar a cabeça e caminhar altaneiramente. É erguer as mãos aos céus e, com liberdade, render graças ao Senhor. É glorificá-lo com seus lábios e honrá-lo com a sua vida. É aprender a viver contente em toda e qualquer situação sem se deixar afetar pelas adversidades ou intempéries da vida.
Portanto, todo projeto de vida que pretenda a felicidade só será plenamente alcançado caso a relação com Deus seja restaurada e isso só é possível se, em Cristo e por Cristo, os nossos pecados forem perdoados, tendo, assim, a certeza de sua indispensável presença e a garantia do seu favor.

You Might Also Like

0 comentários: