Reflexão

NAQUELE QUE ME FORTALECE

14:18,0 Comments


“Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundancia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. Fil. 4:12,13

Alguém já disse que são dois os testes que demonstram a perseverança na fé de um discípulo de Jesus: a adversidade e a prosperidade. Infelizmente, não são poucas as pessoas que abandonam a vida de consagração a Deus no momento da adversidade, na hora em que a crise se estabelece em sua vida ou em sua família, no instante em que as ondas do mar da vida se levantam e a tempestade ameaça a sua pequena e frágil embarcação. 
Por outro lado, são muitos os que não sabem conviver com a prosperidade. Encantam-se com aquilo que o dinheiro pode comprar esquecendo-se dos valores que precisam cultivar. A arrogância e vaidade passam a se manifestar, e o coração humilde e temente a Deus é dominado por um espírito de autossuficiência.
O apóstolo Paulo afirma que conhece muito bem ambos os caminhos. Provou o sabor amargo da fome bem como o doce gosto da fartura. Suportou a dor excruciante da humilhação, bem como a glória triunfante dos aplausos. Ele se apresenta como um homem experimentado e que apesar de todas as diversas situações pelas quais passou, não perdeu o foco da sua vida e nem o norte da sua caminhada. Lágrimas e sorrisos, vaias e aplausos, açoites e abraços não o removeram da decisão de permanecer fiel Àquele que o vocacionou.
Entretanto, afirma que a sua vitória frente às alegrias e tristezas da vida se deve ao fato de Cristo ser aquele que o fortalece. Esse texto da Bíblia Sagrada na Nova Tradução na Linguagem de Hoje é traduzido como “com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação”. J. B. Phillips traduz o texto da seguinte forma: “estou pronto para qualquer coisa por meio da força Daquele que vive dentro de mim”. Ainda, na Bíblia Viva: “Porque eu posso fazer todas as coisas que Deus me pede com a ajuda de Cristo, que me dá a força e o poder”.
A ênfase, portanto, não está no poder que supostamente tenhamos, mas na presença de Cristo em nossa vida, que nos fortalece a cada dia, nos fazendo percorrer o trajeto da caminhada da nossa existência, de forma vitoriosa, tanto em trechos planos como em trechos enladeirados, tanto em pisos lisos e limpos como em pisos pedregosos e empoeirados, tanto sob baixas temperaturas como sob o efeito de um sol causticante. Ele sempre estará com aqueles que nele esperam. É sempre por meio de Cristo e somente estando em Cristo que poderemos enfrentar as ambigüidades da vida em suas múltiplas e variadas circunstâncias.

Antonio Fontes

You Might Also Like

0 comentários: