Reflita

20:56,0 Comments


O VASO E O OLEIRO

“E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do 
oleiro fazer.” (Jeremias 18.3-4)

Deus é o oleiro por excelência. Ele tem poder para pegar um monte de barro que está sem forma e transformá-lo no melhor vaso. Assim Ele pode fazer com nossas vidas: transformar um viver arruinado em uma vida que lhe agrade. Transformar vidas despedaçadas em vidas de honra ao Seu Nome. Porém, a forma que o barro toma depende de quem o molda. Somos o barro. Quem ou o quê está nos moldando? A quem estamos dando permissão para nos moldar? A Deus? Ao Mundo? A Carne? Ou ao nosso adversário?

Se nós permitimos a outro oleiro qualquer trabalhar nossa vida, logo teremos uma forma que provavelmente será desagradável ao Oleiro por excelência. Com quem gastamos nosso tempo? Nossa atenção está voltada para o Deus Todo-poderoso? Passamos tempo com Ele? Sabemos que são muitas as perguntas, mas nossa intenção é deixar claro que o barro por si mesmo não pode adquirir uma forma. Não está no barro a auto-formatação.

Somos moldados pelo mundo ao sermos “conformados” com ele e assumir a forma que o mundo nos propõe. Se a sua cabeça e seu coração estão sendo cheios pelas coisas do mundo, você está sendo moldado por ele. Esta moldagem que o mundo quer lhe dar vai de encontro à moldagem de Deus. Somos moldados pela carne quando estamos tentando ser oleiros de nós mesmos. Sem Cristo nada podemos fazer. Não dá para tentar adquirir uma forma agradável a Deus, sem as mãos de Cristo. Somos moldados pelo inimigo, quando somos seduzidos por ele. Tudo que o inimigo quer é nos afastar de Deus. Para isto ele vai usar todos os meios que estiver ao seu alcance, pois ele sabe que um ramo grudado, ligado, unido à videira é uma arma poderosa. Um míssil em potencial, que pode explodir terrenos ocupados por ele.

Moldar é dar forma a alguma coisa. A forma, ainda que seja a do barro, não é conseguida de uma hora para outra, demanda tempo. O oleiro é alguém de paciência, que aplica o seu tempo em moldar o barro de acordo com sua vontade. Prefira ser moldado por Deus – o Oleiro por excelência. PARA MEDITAÇÃO EFÉSIOS 6.10-17.

You Might Also Like

0 comentários: