Reflita

Para seguir Jesus

22:11,0 Comments

Muitos sempre eram aqueles que seguiam Jesus por toda a parte. Muitos eram os que abandonavam os seus afazeres, para estar com ele.
Afora os que o acompanhavam constantemente, como seus discípulos, outros também tentavam o mesmo e gostariam de permanecer com o Mestre em todos os momentos, desfrutando de companhia tão sábia e celestial, mas poucos persistiam. Alguns ficavam junto dele nas cidades e tentavam, após, segui-lo, mas a maioria voltava do meio do caminho.
Seguir Jesus significava a renúncia de tudo o que os rodeava: o conforto do lar, a companhia dos entes queridos, e mesmo o afastamento de suas atividades, aquelas que promoviam o sustento próprio e o de seus familiares.
Jesus não se preocupava com isso! Tinha uma missão a cumprir e precisava levar a sua palavra a muitos. Encontrava sempre alguns que se entusiasmavam e prometiam a si mesmos tudo abandonar para segui-lo, entretanto, na hora decisiva, não tinham coragem e deixavam-no ir. Outros mais arrojados seguiam-no, mas, não suportando a aspereza dos caminhos, logo retornavam.
Certa vez, em uma parada para um descanso à entrada de uma cidade, um desses que o seguiram, entusiasmado por poder desfrutar da sua companhia, disse-lhe:
- Mestre, logo adentrarás essa cidade que está à nossa frente, e lá, novos adeptos encontrarás que te acompanhem! Eu, Mestre, não suportarei por muito tempo essa vida que levas. Os caminhos são íngremes, as dificuldades muito grandes, e o cansaço já não me permite continuar! Sinto-me enfraquecido, que de quase nada nos alimentamos! Antes que te adentres nessa nova cidade, quero pedir-te licença para retornar. Eu não agüentaria seguir-te! Sei que a tua companhia me traz um bem-estar interior muito grande, mas eu ainda sou do mundo e tenho as necessidades do mundo, como todas as pessoas. Eu tentei e pensei que fosse capaz, mas vejo, não suportarei essa vida por muito tempo e logo cairei enfermo!
- De nada te arreceies! - respondeu Jesus. - Quantos mais me acompanharem, mais feliz tornar-me-ão, como também a meu Pai! Vim para ter muitos ao meu redor, que possam aprender, que se esforcem para modificar seus hábitos, mas sei que, para a maioria dos que aqui estão, a renúncia é difícil! Todos são muito apegados ao que possuem e, seguir-me, significa o afastamento de tudo. Tenho que caminhar e não posso permanecer muito tempo num mesmo lugar. Reconheço, seguir-me não é fácil, mas as recompensas, após, serão muito grandes! Só as recebem, porém, aqueles que me acompanham de coração, prontos a compartilhar comigo os caminhos íngremes e o Sol causticante. Aqueles que esperam o repouso, a vida fácil e confortável, não têm ainda a capacidade nem a preparação para estar comigo. Vai, irmão, encontrar os teus, desfruta dos teus bens, tem a tua vida fácil, sem tantos sacrifícios, e um dia, quem sabe, estarás preparado para seguir-me!
Seguir Jesus não é fácil! Seguir os seus ensinamentos é difícil para aqueles que ainda não possuem as condições necessárias, mesmo hoje, após tantos e tantos séculos. Embora sabendo que, estando com ele, terão paz, alegria e bem-estar, os caminhos são íngremes, pois que a renúncia deve ser feita. A renúncia das próprias imperfeições, a renúncia de todos os vícios que comprazem o ser humano, a renúncia do bem-estar passageiro, tudo isso significa a companhia de Jesus, de forma perene, e nessa perenidade estarão no gozo das delícias celestes, que, à maioria, não interessa. O momento presente é mais atuante e atraente. Por que renunciar ao que têm agora, pelo que poderão ter num futuro, se muitos não acreditam no que ele lhes reserva junto com Jesus?

You Might Also Like

0 comentários: