Materias

Velhos e novos conselhos

18:30,0 Comments


Quando lhe foi dada a chance de pedir algo no mundo, Salomão pediu sabedoria – um coração compreensivo para julgar…...


Quando lhe foi dada a chance de pedir algo no mundo, Salomão pediu sabedoria – um coração compreensivo para julgar… para que prudentemente discernisse entre o bem e o mal – a fim de tomar decisões corretas (1 Reis 3.7).
Depois de algum tempo de governo, o sábio rei decidiu reunir sábios conselhos e em forma de epigrama, expressão breve e sentenciosa, tomou de um rolo de papiro e nele escreveu uma série de conselhos que, julgava, seriam úteis a posteridade.
“Ouve com atenção o que te digo”, começa o sábio rei, “para que uma pessoa sem experiência seja sábia e os jovens ajuizados” (Pv 1.4 NTLH). E depois alinhou as recomendações, seguidas dos respectivos arrazoados:
“Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus” – Lembre-se de que somente Deus sabe tudo. “Os tolos desprezam o conselho e não querem aprender” com os outros. Se você teme a Deus estará pronto para aprender com os outros (Pv 1.7 NTLH).
Não ande com gente má, “eles poderão te dizer: venha vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes!” Mas não vá. Diga com quem tu andas que te direi quem és. Eles te convidarão para dividir as riquezas roubadas. “Não ande com gente dessa laia. Fique longe deles” (Pv 1.10-15 NTLH). Será má influência para você, “escuta o que seu pai ensinar e preste atenção no que a sua mãe disser” (Pv 1.8 NTLH).
Não confie a ninguém os seus problemas. Pois “depender de uma pessoa que não merece confiança é como mastigar com um dente estragado” (Pv 25.19 NTLH), por isso não te abra com ninguém. “Guarda para ti mesmo o teu coração” em primeiro lugar “sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração” (Pv 4.23). Não te mostres fraco, pois “se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena” (Pv 24.10).
Um homem não tem muitos amigos no dia da desgraça, por isso “em todo tempo ama o amigo”, pois “para a hora da angústia nasce o irmão” (Pv 17.17), seja amigável com todos, mas “há um amigo mais chegado do que um irmão” (Pv 18.24).
É que na essência, o homem não muda. Decorridos quase 5.000 anos, se ainda estivesse respirando , Salomão não teria muito mais a dizer. Talvez uma ou outra sutileza, como:
Cuidado na hora de escolher uma mulher, a mulher que só agrada “podem ter os lábios tão doces como o mel”, “porém quando tudo termina, resta amargura e sofrimento” (Pv 5.3 NTLH). Por isso, escolhe uma mulher que você conhece a infância, seja alegre “com a mulher da tua mocidade” (Pv. 5.18).
O homem tem que ter autoridade. Mulher não gosta de homem sem autoridade. Na verdade ninguém gosta. “O homem é o cabeça” (1 Coríntios 11.3), precisa tomar as decisões, precisa resolver os problemas. Pagar as contas.
Não coma muito, evite comer em excesso. O homem não irá se arrepender de comer pouco, gordura demais faz mal ao coração. Então não seja um glutão (Lucas 21.34).
E por enquanto o último conselho, o conselho mais importante de todos, um conselho de Rei:
“Sê perfeito” (Gênesis 17.1).

































You Might Also Like

0 comentários: