Missões

Reguibat do Saara Ocidental

22:19,1 Comments

O povo reguibat compreende várias tribos nômades de beduínos do interior do país. Eles são um subgrupo dos mouros, um povo árabe-berbere. A escravidão foi abolida, mas ainda é praticada em algumas regiões. A escravidão chamou a atenção para as injustiças e desigualdades toleradas pela sociedade tradicional moura.

Obstáculos ao ministério
Os reguibates vivem em uma área de acesso limitado, tanto em termos geográficos quanto por seus costumes.

Ideias ao ministério
Filmes como “Jesus” e “A história de Deus” podem ser instrumentos úteis, especialmente se complementados com a possibilidade de ouvir as histórias das Escrituras.

Ore pelos seguidores de Cristo
Se existem, são poucos os crentes entre os reguibates, mas ore por aqueles que em breve virão a Cristo. Ore para que sejam instruídos corretamente na fé e que sejam fortalecidos pelo Espírito Santo para viver em santidade.

Ore por todo o grupo
Interceda para que cada indivíduo reguibat sinta o desejo de conhecer o perdão por seus pecados, encontrado apenas através da fé em Jesus Cristo, e que esse desejo seja logo satisfeito.

Foco Escritura
"E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." Mateus 24.14

Grupo étnico: reguibat
País: Saara Ocidental
Janela 10/40: sim
População nacional: 71.000
População mundial: 105.000
Idioma: hassaniya
Religião principal: islamismo
Bíblia: nenhum
Áudio NT – internet: não
Filme Jesus: sim
Cristãos: poucos, menos de 2%
Situação: não alcançados

You Might Also Like

Um comentário:

  1. Para comprender a verdadeira situação do povo sarauí tem entender a história política de Marrocos com o povo sarauí. País que conheceu ao longo da história muitss dinastias apoiadas pelos tribus sarauís que buscam consolidar seus terrítorios em detrimentos dos enimigos da paz e amor Exemplo Rguibat, Zek etc. Sim existe um povo cercado por um grupo que pretende defender seus direitos e liberdades, defrutando da ajuda humanitária que o torna cada vez mais rico. Sem se quer pensar justificar recensear este povo sofrido que ainda muitos deles são privados de tudo até de exprimir seus opiniões, como o caso de Mustafa Salma, torturado e violentado por ter exprimido sua opinião a favor do plano de autonomia objeto de negociações entre Frente polisário e Marrocos, argléia e Mauritánia como observadores sob controle do enviado Especial da ONU.
    Pergunto sobre a eficacia da Onu na resolução dos conflitos antigos, se existe ainda lugar para este tipo de conflito regional?
    Argélia e Marrocos devem comprender a lição porque a hora chegou para resolver entre si os problemas pendentes, sem prejudicar e comprometer o futuro dos povos.
    A sobrevivência dos governos depende do desejo dos povos contra ás ditadoras sustentadas pelo capitalismo e imperialismo ocidental.
    O sarauí unista constitue um argumento necessário para afirmar que este conflito é político mais de que qualquer outra coisa, pois o povo marroquino deve se unir a favor do povo unista para levar este país ao caminho da paz e progresso.
    Lahcen EL MOUTAQI
    Universitário

    ResponderExcluir