Reflexão

ERGUE OS OLHOS E OLHA

11:27,0 Comments


“Disse o Senhor a Abraão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre.” Gênesis 13:14,15

Dura coisa é pensarmos que fomos esquecidos por Deus e que no “jogo” da vida ficamos sempre com a pior parte. Isso é terrível! Faz nascer em nosso coração sentimentos de desânimo e pensamentos de derrota. Por conta disso, andamos, tantas vezes, abatidos, entristecidos e desapontados. Passamos a nos sentir sozinhos e esquecemos que o Deus de promessas não falha. Ele nos olha dos céus e nos visita com graça e misericórdia; na verdade, Ele habita no coração daquele que crê e sempre se manifesta para soerguê-lo, fortalecê-lo e o colocar de volta ao campo de batalha da vida, para fazer dele um grande vencedor. É, preciso, portanto, ter fé, fé que nos faz esperar com paciência e enfrentar com coragem os obstáculos que se levantam diante de nós, eles serão superados e as promessas do Pai se concretizarão.
Abraão havia se separado do seu sobrinho Ló. O rebanho de ambos havia crescido tanto que já estava havendo sérias contendas entre os seus pastores. Abraão, então, disse a Ló que escolhesse o lugar para onde iria, enquanto ele tomaria o sentido diametralmente oposto. Parece, aos olhos humanos, que Abraão ficou com a pior parte: terreno muito acidentado e de vegetação desfavorável. Ló preferiu as campinas do Jordão, local aprazível e promissor para a pecuária. 
Após a separação, Abraão é encontrado assentado, cabisbaixo e, provavelmente, desanimado. Ele não deveria estar assim, “o chão não era o seu lugar”, como afirma o poeta e músico Saul Gutman, em uma de suas belas composições. O homem temente a Deus não deve fixar seus olhos em seus problemas e fracassos, é preciso, sob a voz de Deus, colocar-se de pé e prosseguir a caminhada em direção ao cumprimento das promessas divinas. Pode parecer demorado, mas Ele sabe o que está fazendo, é preciso confiar e ver o placar do jogo ser revertido em seu favor.
O Senhor, então, proferiu palavras a Abraão que o fez retomar a sua vida: “ergue os olhos e olha”, e, “levanta-te e percorre essa terra no seu cumprimento e na sua largura”. Erguer os olhos e olhar é muito mais que enxergar e perceber a realidade que está diante dos nossos olhos físicos, é ver além disso, é, com os olhos da fé, perceber toda uma realidade que está ofuscada ou até mesmo escondida pelas situações críticas com as quais nos encontramos, tantas vezes. Por outro lado, levantar-se e percorrer a terra, conforme fora dito pelo Senhor a Abraão, é sair do estado de inércia, estagnação e marasmo, para, decididamente, caminhar firme e de forma resoluta em obediência e submissão a Deus. Só assim é possível se apropriar daquilo que Ele prometeu.
Queridos irmãos, Deus, por certo, não se esqueceu de você e nem da causa que você depositou em suas mãos, lembre que é no caldeirão das aflições e das contradições da existência humanas que o Senhor molda o caráter dos seus filhos fazendo cumprir os seus eternos propósitos para as suas vidas.


Pr. Antonio Fontes

You Might Also Like

0 comentários: