Reflexão

JESUS REVELA O CARÁTER MAGNÂNIMO DO PAI

10:45,0 Comments

“E eis que um leproso, tendo-se aproximado, adorou-o, dizendo: Senhor, se quiseres, podes purificar-me. E Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe, dizendo: Quero, fica limpo! E imediatamente ele ficou limpo da sua lepra”. Mateus 8:2,3

Através das ações maravilhosas de Cristo Jesus, podemos perceber os traços característicos de sua natureza divina. Em cada cena descrita nas Escrituras Sagradas encontramos a revelação do incomparável e sublime caráter do nosso Senhor. Infelizmente, o pecado que em nós habita e que nos mantém extremamente apegados às coisas desta vida e à busca desenfreada pela satisfação dos nossos efêmeros anseios e de nossas necessidades materiais, nos impedem de enxergar na Bíblia aquilo que mais precisamos saber, para nos deixar, tantas vezes, impressionados com fenômenos extraordinários, que na verdade, fazem parte da ordinariedade do agir de Deus.
O texto bíblico em tela descreve o encontro de Jesus com um homem acometido pela lepra. Afirma o Rev. Hernandes Dias Lopes que a lepra era uma “doença insidiosa, repulsiva, lenta, progressiva, grave e incurável”. Bem mais do que isso, ela era tida como uma maldição. Era tão grave que condenava aquele que a possuía ao isolamento. O leproso não podia conviver com sua família e nem mesmo viver mais na cidade. Seu lar era as cavernas, seus companheiros eram outros leprosos semelhantes a si.
A lepra era vista como símbolo do pecado. Assevera o Rev. Hernandes que ela separa, insensibiliza, deixa marcas, contamina, deixa a pessoa impura e mata.
Curar um leproso representava bem mais do que resolver um problema de natureza física. Era solucionar um problema afetivo e social e, sobretudo, espiritual. O leproso era considerado impuro física e cerimonialmente.
Ao atender aquele homem, Jesus revela o caráter magnânimo do Pai, permitindo que ele se aproximasse dele ao ponto de tocá-lo, o que era terminantemente proibido a qualquer pessoa. Isso é, sem dúvida, algo maravilhoso, saber que o nosso Senhor, santo, puro e perfeito como é nos acolhe em seus braços apesar das nossas impurezas, mazelas e pecados.
Aquele homem prostrou-se aos pés de Jesus, revelando-nos a consciência que tinha acerca do senhorio e poder do Filho de Deus, bem como a sua humildade ao não exigir ou determinar alguma coisa. Ele disse: “se quiseres, podes purificar-me”.
Em síntese, conscientes da gravidade da nossa própria condição espiritual, bem como do poder de Deus, prostremo-nos em adoração ante os seus pés, na certeza absoluta de que Ele não rejeita aqueles que o buscam verdadeiramente. A Biblia nos revela um Deus amoroso, compassivo e pronto a perdoar e purificar aqueles que, cambaleantes, caminham sob o peso da culpa e do pecado.


Antonio Fontes

You Might Also Like

0 comentários: