Reflita

OVELHAS RECONDUZIDAS AO CAMINHO

17:45,0 Comments

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”. Isaías 53:6

Nem sempre quando pensamos na morte de Cristo conseguimos fazer uma apropriada relação entre duas situações diametralmente opostas: a santidade de Deus, de um lado, e a malignidade humana, do outro. Elas se encontram no ato da crucificação do Cordeiro, no momento em que a sua obra foi dada por consumada. Seu brado ecoou alcançando os céus e tornando possível a reaproximação de “ovelhas”, outrora perdidas, ao convívio do bom Pastor.
J. Ridderbos afirma que “um quadro mais preciso da situação vivencial do povo agora é pintado mediante a imagem de ovelhas desviadas” Esse é um quadro, de fato, muito interessante porque mostra a condição espiritual em que se encontrava o povo de Deus. Expressões tais como “desgarrados”, “desviados” e “iníquos” revelam a gravidade da situação humana. Em outras palavras, seres humanos criados à imagem e semelhança do seu Criador, estavam fora da rota, do caminho, da via estabelecida pelo próprio Senhor. O pecado havia se estabelecido e se manifestado pela busca da auto-suficiência e de uma vida desregrada e auto-determinada. A lei áurea era a busca desenfreada da felicidade pela satisfação dos desejos e anseios do coração.
Deus, segundo os seus decretos eternos, resolveu fazer cair sobre si mesmo a iniqüidade dos seus filhos. John Oswalt, assevera em seu comentário ao Livro de isaías, que “o ponto ilustrado inclui o contraste entre nós e ele, e o fato de que os efeitos de nosso comportamento recaíram sobre ele” Isso é, sem dúvida alguma, algo maravilhoso. O amor de Deus fica muito patente pela iniciativa tomada por Ele mesmo de buscar as ovelhas que se encontravam perdidas em caminhos por elas mesmas estabelecidos.
Lembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo é comemorar a grande obra realizada por Deus em nosso favor. “Resgate” e “restauração” fazem parte do agir do Senhor na vida do seu povo. É absolutamente impossível ao homem, morto em seus delitos e pecados, regressar ao caminho eterno sem que seja atraído pela graça de Deus. É a luz do Evangelho que o faz perceber a pecaminosidade que está entranhada em sua carne, em sua mente e em sua alma; ouvir a voz do Pastor que fala ao seu coração, e desejar ardentemente ser integrado ao Seu rebanho. 

Ovelhas resgatadas são pessoas alcançadas pelo sacrifício de Jesus. Pessoas alcançadas pelo sacrifício de Jesus são pessoas que tiveram os seus pecados perdoados e que procuram andar pelos caminhos da vida sendo dirigidas por Deus e conduzidas pelos ensinos de sua Palavra.


You Might Also Like

0 comentários: