Missões

TURISMO MISSIONÁRIO - JMM e JMN

18:05,0 Comments

O texto do pastor Teófilo Karkle suscitou uma saudável discussão.

Recebi um alerta de uma pessoa que defendeu as práticas da Convenção Batista Brasileira, a JMM (Junta de Missões Mundiais) e da JMN (Junta de Missões Nacionais) a respeito de viagens de pessoas leigas para o campo missionário. O contraposto do defendido pelo Pr. Teófilo em seu artigo Turismo Missionário.

Ela lamenta a posição adotada pelo Pr. Teófilo e apresenta argumentos favoráveis importantes.

Vejam o que ela escreveu:

Gilson amado,
As agências missionárias da Convenção Batista Brasileira, tanto Nacional (JMN) como a Mundial (JMM) tem promovido viagens missionárias e tem havido grande êxito. Os frutos tem sido excelentes. Além das almas alcançadas o próprio voluntário passa a ter uma visão diferente do Campo Missionário, e passa a fazer missões onde mora, onde estuda, onde trabalha. Ou seja há um despertamento do ardor missionário.
Mas claro, há um planejamento prévio adequado, da atuação do missionário voluntário dentro de uma proposta de disponibilidade de tempo e recursos. Quando há falta de planejamento, ou quando se recebe um voluntário ou voluntários sem recursos problemas também são gerados.
Um exemplo pode ser visto no Conexão Londres, coordenado pelo Pastor Marcos Grava, coordenador do Programa Esportivo Missionário (PEM) e do Setor de Voluntários de Missões Mundiais.

Fico realmente triste quando vejo alguém se posicionar desta forma, principalmente alguém conhecedor da obra missionária.


AO que respondi para ela:

Olá L., graça e paz.
Compartilho com os ideais do projeto das agências missionárias da Convenção Batista Brasileira. Sou favorável ao movimento de pessoas até os campos missionários. Inclusive, já fiz parte de um trabalho semelhante.
O texto do Pr. Teófilo expressa as opiniões dele! Claro que há razão nas palavras dele, mas também um pouco de exagero.
Ele faz eco a pessoas que são contrárias a essas viagens, achando melhor investir o dinheiro direto nos missionários. É um aspecto das missões.
Farei o seguinte. Publicarei uma resposta ao texto do pastor Teófilo usando do seu texto e do link que você enviou. Acho que equilibraremos as posições. Tudo bem?
Gilson de Moura
Blog Missões e Adoração


AOS amados irmãos fica a dica: se puder fazer turismo missionário, faça! Você será abençoado e abençoará pessoas. Contudo, continue investindo na obra missionária, em pastores, missionários e nas agências missionárias.

You Might Also Like

0 comentários: