Estudo

Ler x Entender

12:40,0 Comments



Galera esse estudo é muito edificante nos ajudar a não só ler a bíblia mais aprende-la e guarda-la

Entendes tu o que lês? Como posso ensinar o que não sei?
Muitos estão sempre aprendendo, mas jamais podem chegar ao pleno conhecimento da verdade (2Tm 3.7,8). Outros leem muito, mas não entendem o que ler; Outros acham que entendem o que lê; Outros realmente entendem. Alguns são analfabetos funcionais e não sabem.
“A UNESCO define analfabeto funcional como toda pessoa que sabe escrever seu próprio nome, assim como lê e escreve frases simples, efetua cálculos básicos, porém é incapaz de interpretar o que lê e de usar a leitura e a escrita em atividades cotidianas, impossibilitando seu desenvolvimento pessoal e profissional. Ou seja, o analfabeto funcional não consegue extrair o sentido das palavras, colocar idéias no papel por meio da escrita, nem fazer operações matemáticas mais elaboradas.
De acordo com esta declaração, o analfabetismo funcional é um problema significativo em todos os países industrializados e em desenvolvimento. No Brasil, 75% das pessoas entre 15 e 64 anos não conseguem ler, escrever e calcular plenamente. Esse número inclui os 68% considerados analfabetos funcionais e os 7% considerados analfabetos absolutos, sem qualquer habilidade de leitura ou escrita. Apenas 1 entre 4 brasileiros consegue ler, escrever e utilizar essas habilidades para continuar aprendendo.” (Referência: INAF – Indicador de Analfabetismo Funcional)
Segue abaixo alguns passo a passo para interpretação de textos:
1º PASSO
- Leia o texto apenas;

- Leia novamente, sendo texto bíblico leia também as referências bíblicas;- Leia cada tópico ou divisão individualmente buscando entender ponto por ponto;- Busque no dicionário significados das palavras desconhecidas;- Marque os pontos chaves ou mais importante;- Finalmente relacione os pontos principais buscando entender à ideia principal;- No caso da bíblia interpreta a própria bíblia.Como? – o modo que os fatos aconteceram; Quando? – o tempo dos acontecimentos;Onde? – local onde se desenrolou o acontecimento; Por quê? – a razão, motivo do fato;Por isso: – a consequência dos fatos. Para quem foi escrito e por quem?- Relacione o assunto do texto a algum acontecimento atual ou recente.- Aplique a sua realidade ou tempo atual.


2º PASSO
- Considerar o contexto (remoto ou imediato) histórico, geográfico e cultural;

Perguntas básicas a um texto:
O quê? – Fato narrado; Quem? – personagens do texto;

3º PASSO
- Leia livros ou artigos relacionados ao assunto;

Sempre busque orientação divina através da oração com humildade, principalmente para entender as escrituras sagradas.

You Might Also Like

0 comentários: